Selo Selo

Como é o processo de produção de metais

Para saber como é o processo de produção de metais, podemos utilizar como exemplo a produção do ferro e do aço, muito empregados no Brasil e em outras partes do mundo. Confira!

Como é o processo de produção do ferro

O ferro está disponível na natureza na forma de minérios de ferro, como pirita, hematita e magnetita. Após um método de transformação, é possível retirar o ferro metálico desses minerais.

Em siderurgia, é possível produzir ferro e aço, por exemplo. Dentre os minérios mais comuns para obtenção de ferro, a hematita se destaca. Veja como é o processo de produção de metais como o ferro:

1 – Os fornos siderúrgicos recebem carvão coque, necessário para produzir calor;

2 – Com o forno em temperatura elevada, é adicionada uma mistura que contém carvão coque, hematita e calcário;

3 – O carvão é queimado através de uma corrente de ar, produzindo monóxido de carbono;

4 – Acontece uma reação da hematita com o monóxido de carbono, chamada de oxirredução;

5 – Acontece uma reação entre o óxido de ferro e o monóxido de carbono para formar ferro metálico e dióxido de carbono;

6 – O forno siderúrgico possui um canal de escoamento do ferro em estado líquido. A escória, impureza originária do calcário e gerada no processo, também líquida, mas de densidade menor, escoa por outro duto.

Como é a produção do ferro no forno siderúrgico

O ferro-gusa é o resultado deste processo. Ele possui características muito marcantes, como a presença de carbono (aproximadamente 5%), o que torna o material pouco consistente e bastante quebradiço.

O ferro-gusa é um material necessário para a produção do aço, liga metálica muito utilizada e que possui as seguintes características:

Diante deste cenário, é preciso dizer que o ferro-gusa precisa ser submetido a um processo de purificação, para que haja a redução de carbono, uma espécie de limpeza. Então, temos uma denominação interessante da siderurgia. Confira:

Ferro Doce: é o nome que recebe o ferro muito puro, com taxa de pureza que fica em torno de 100%. Também é considerado “ferro doce” aquele que possui taxas de carbono menores do que 0,5%.

Como é o processo de produção de aço

Para produzir o aço, é necessário contar com cal, carvão e minério de ferro. Logo, vamos para as etapas do processo de produção deste metal.

1 – Durante a preparação da carga, o minério de ferro é unido através de cal e coque, de onde se obtém o sínter;

2 – O carvão é transformado em coque;

3 – Durante a redução, as matérias-primas são levadas ao forno de siderurgia;

4 – O oxigênio recebe uma temperatura próxima de 1000ºC;

5 – O carvão e o oxigênio entram em contato;

6 – O calor desta ligação inicia o processo de redução do ferro-gusa, reconhecido como uma liga que contém um índice de carbono extremamente elevado;

7 – Na etapa de refino, todas as matérias são transformadas em aço líquido;

8 – É no refino que as impurezas e o carbono são devidamente retirados;

9 – O aço líquido é transformado em aço sólido, feito em blocos e lingotes.

Dubronze Aços e Metais

A Dubronze Indústria e Comércio de Aços e Metais oferece as melhores ligas de aço do mercado. Conheça a linha completa de ligas de aço da empresa!

Trabalhamos com ligas de aço polivalentes, que possuem resistência mecânica, precisão dimensional e qualidade superficial. Fale com a equipe de atendimento da empresa!

20 de março de 2018