Selo Selo

Diferenças do latão para outros tipos de compostos metálicos

O latão é um tipo de liga metálica popular, de uso cotidiano, que não se integra na categoria dos metais puros. Por isso, a diferença do latão para outros compostos metálicos é grande, embora ele seja utilizado em inúmeros aplicações de nossa rotina.

Basicamente, o latão não é um metal puro, já que é produzido em larga escala para integrar objetos de uso cotidiano. Trata-se de uma liga metálica formada pela união de cobre e zinco que pode ser adaptado para integrar diversos produtos. Maleável, ele pode ser transformado em chapas e lâminas bem finas.

Quais são as aplicações do latão?

O latão possui inúmeras possibilidades de aplicação. Feito por meio da união entre cobre e zinco, ele pode ser trabalhado com mais facilidade do que o zinco e o cobre separadamente. Quando trabalhado, o latão consegue ser fundido, estirado, forjado e laminado com mais facilidade do que outros compostos metálicos e metais puros.

Por ser um tipo de liga metálica considerada dúctil, o latão pode ser transformado em fios e tem certa resistência à corrosão, suportando, também, choques mecânicos.

Como escolher entre latão e outros compostos metálicos

A escolha de uma liga metálica não deve levar em conta somente facilidades e diferenças, mas, principalmente, a finalidade do material. Uma característica importante do latão está em seu teor de zinco, onde fica evidente mais uma diferença do latão para outros compostos metálicos: seu ponto de fusão é inversamente proporcional à quantidade de zinco que a liga apresenta.

Quais são as cores e indicações do latão

O latão pode ter coloração acobreada, amarelo claro, dourado, avermelhado e amarelada brilhante. Em geral, é utilizado para fabricar tubos, armamentos, torneiras, joias e bijuterias, rebites, arames, terminais elétricos e válvulas.

Encontre ligas de latão na Dubronze Aços e Metais

A Dubronze Aços e Metais oferece as melhores opções de ligas de latão do mercado. Desde 1998, a Dubronze fabrica ligas metálicas com tecnologia e qualidade para atender de forma eficiente às demandas de seus clientes. Fale com a equipe de atendimento da empresa e solicite mais informações sobre o latão.

24 de janeiro de 2018