Selo Selo

Principais tipos de aço e suas aplicações

O aço liga é um produto utilizado na construção civil e na indústria. Composto por ligas de ferro e carbono, ele pode ser aplicado à fabricação de veículos, materiais de construção e eletrodomésticos, por exemplo.

 

Suas propriedades variam de acordo com os tipos de material e suas apresentações, mas o aço é bastante popular devido às suas propriedades mecânicas.

 

A seguir, apresentamos os diferentes tipos de aço:

 

 

Aço carbono – derivado do ferro com carbono

 

Formado pela liga de ferro com carbono, o aço carbono pode ter diferentes teores de misturas.

 

Nesse tipo de aço geralmente há elementos residuais como manganês, fósforo ou silício. Entretanto, essas quantidades não são suficientes para alterar suas propriedades, empregadas em diversas aplicações.

 

 

Aço liga – outros elementos adicionais na mistura

 

Além das ligações entre ferro e carbono, o aço liga tem outros elementos que podem alterar suas propriedades químicas ou mecânica.

 

Podem ser adicionados manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício, dependendo do objetivo.

 

Utilizados para aumentar a dureza e resistência mecânica ou química do aço, esses elementos conferem diferentes propriedades ao aço.

 

 

Principais tipos de aço

 

Os tipos de aço podem diferir quanto à sua aplicação. Os principais são:

 

 

 

Aços estruturais:importantes na indústria da construção, oferecem alta resistência mecânica.  A maior utilização desses tipos de aço no Brasil é nas estruturas de concreto armado.

 

 

Aços para molas: esses aços têm elevado limite elástico, ou seja, suportam forças e tensões deformarem de maneira permanente. A maioria dos aços para mola são aços carbono. Portanto, as ligas são necessárias apenas em situações especiais.

 

 

Aços para fundição: bastante utilizado para a criação de peças em aço fundido. Nesse processo, o aço líquido é vazado em moldes e adquire a forma da cavidade quando se solidifica.

 

 

Aços para construção mecânica: utilizado para construção mecânica, ele dá vida a peças forjadas, rolamentos, eixos, engrenagens, entre outros. Eles podem ser aços carbono ou com baixo teor de liga e abrangem uma ampla gama de produtos.

 

 

Há, ainda, aços para usinagem, trilhos, fins elétricos, etc.

 

 

 

Um dos materiais mais consumidos do Brasil, o aço é responsável por inúmeras aplicações e garante muitos empregos.

 

Por isso mesmo, é fundamental contar com fornecedores de confiança, que prezam para garantia dos seus produtos e entregam itens seguros e de qualidade.

10 de maio de 2019